Server

Portuguese
Post Reply
User avatar
Herobrine
Member
Posts: 75
Joined: Thu Apr 03, 2014 03:55

Server

by Herobrine » Post

Como se cria server?

User avatar
BrunoMine
Member
Posts: 1082
Joined: Thu Apr 25, 2013 17:29
GitHub: BrunoMine
Location: SP-Brasil
Contact:

Re: Server

by BrunoMine » Post

O modo mais facil é instalando o hamachi. Ai voce abre o seu mundo em multplayer no minetest e convida amigos pra se conectar na sua sala de hamachi, depois é só eles usarem o ip do seu hamachi e a porta que você configurou (se não configurou, ela será 30000). Pronto!

User avatar
Herobrine
Member
Posts: 75
Joined: Thu Apr 03, 2014 03:55

Re: Server

by Herobrine » Post

E sem o hamachi como se faz

User avatar
Herobrine
Member
Posts: 75
Joined: Thu Apr 03, 2014 03:55

Re: Server

by Herobrine » Post

Alguem sabe?

User avatar
RefletDeflet
Member
Posts: 38
Joined: Sun May 04, 2014 22:39

Re: Server

by RefletDeflet » Post

Para abrir sem hamachi você vai ter que abrir uma porta no seu roteador/modem (vai depender se você tem roteador/modem, se é possível abrir uma porta nele, entre outros fatores) , então no lugar da porta 30000 você altera para o nº da porta que você abriu no seu roteador/modem.

Existem diversor vídeos/tutoriais ensinando como liberar uma porta. Basta procurar e ter paciência, porque pode levar um tempinho até você conseguir abrir uma

EDIT: caso tudo der certo, você terá que passar seu IP externo e a porta aberta para que outros possam entrar no seu server. Veja seu IP externo pelo site: http://www.whatismyip.com/
Last edited by RefletDeflet on Mon May 26, 2014 00:29, edited 1 time in total.

User avatar
fre
Member
Posts: 36
Joined: Fri May 02, 2014 18:43

Re: Server

by fre » Post

eu tenho quase certeza que tem que pagar

User avatar
RefletDeflet
Member
Posts: 38
Joined: Sun May 04, 2014 22:39

Re: Server

by RefletDeflet » Post

fre wrote:eu tenho quase certeza que tem que pagar
Não, não precisa pagar. A não ser que você queira comprar um servidor privado ou etc. para abrir um server fora de sua casa e que possa rodar vários servers de minetest ao mesmo tempo em portas diferentes ou eventualmente aumentar a capacidade de jogadores de alguma forma.

Mais um pouco de informação (em inglês): http://wiki.minetest.net/Server

User avatar
BrunoMine
Member
Posts: 1082
Joined: Thu Apr 25, 2013 17:29
GitHub: BrunoMine
Location: SP-Brasil
Contact:

Re: Server

by BrunoMine » Post

Tenho que lembrar que abrir uma porta no roteador pode significar uma imensa facilidade de um hacker invadir o seu sistema. Por isso, se você quiser criar um servidor sem hamachi é preciso ter alguns conhecimentos em tecnicas de segurança. Como por exemplo usar um ip externo diferente para não divulgar o seu verdadeiro ip. Enfim, se quer criar um servidor de grande porte (que pra mim ja pode ser considerado se tiver mais de 6 slots), é necessario esforço

User avatar
RefletDeflet
Member
Posts: 38
Joined: Sun May 04, 2014 22:39

Re: Server

by RefletDeflet » Post

brunob.santos wrote:Tenho que lembrar que abrir uma porta no roteador pode significar uma imensa facilidade de um hacker invadir o seu sistema. Por isso, se você quiser criar um servidor sem hamachi é preciso ter alguns conhecimentos em tecnicas de segurança. Como por exemplo usar um ip externo diferente para não divulgar o seu verdadeiro ip. Enfim, se quer criar um servidor de grande porte (que pra mim ja pode ser considerado se tiver mais de 6 slots), é necessario esforço
Sim, pode haver a possibilidade de um ataque cracker (melhor termo) tanto pela porta aberta quanto pelo hamachi. Apenas não distribua seu IP externo para qualquer um, mas apenas para quem você queira que entre. Ou seja seus amigos. Você pode tentar usar o protocolo SSH ou TLS para deixar a conecxão mais segura, só que é bem mais complicado de habilitá-los doque deixar no protocolo TCP/UDP e simplesmente fechar as portas abertas quando o server não estiver em uso. Nós praticamente nunca estamos seguros, basta ter bom senso *-*

PS.: gostei da sua iniciativa de abrir um canal de tutorial para o minetest :) (inscrito)

User avatar
Herobrine
Member
Posts: 75
Joined: Thu Apr 03, 2014 03:55

Re: Server

by Herobrine » Post

Obrigado a todos se eu tiver mais alguma duvida pergunto depois

Post Reply

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests